sábado, 30 de agosto de 2008

Resumo

A Donzela Desprezada conta a história de Amelinha, uma garota que seduz um motorista de caminhão e que, por ter perdido a virgindade, acha-se desgraçada. Ela diz que foi seduzida pelo motorista, mas o contrario é que é verdade.
O início parece meio confuso, com a protagonista questionando-se acerca da vida; com a cartomante tentando convencê-la de que sabia o futuro.
Quando Amelinha descobre que não é mais virgem, o tom da peça muda. Depois da descoberta, o que era sério torna-se cômico, porque entram personagens, cada um tentando tirar proveito da situação.
Há, na verdade, uma explosão da situação da personagem, que acaba sendo induzida a dizer o que não é verdade, mas depois confessa tudo, como realmente aconteceu.
É assim que a peça se desenrola. E o final é a realização da história que o repórter a induzira a contar para o jornal: o motorista sai com ela, à noite, com o caminhão da entrega sistemática de gás com botijões cheios, fazendo barulho exatamente como na história que o repórter inventara. Portanto, a partir de um certo ponto, a peça torna-se humorística, e as caricaturas aumentam, tanto no nível do diálogo como no recorte do real.
As personagens são faveladas, que têm pouca chance de viverem mais dignamente, até porque não tem estudos.

Nenhum comentário: